Comunidade Terapêutica Winnicott

A Winnicott é uma clínica especializada desde 1983, no atendimento de crianças, adolescentes e adultos que apresentam dificuldades emocionais e/ou transtornos psiquiátricos.

ACOMPANHANTE TERAPÊUTICO-AT

Histórico do AT

Acompanhamento Terapêutico ou AT é à ação de um profissional da área da saúde, junto de alguém que apresente alguma dificuldade psicossocial do tipo mental, ou outros distúrbios, de forma a promover a inclusão social e o desenvolvimento da sociabilidade da pessoa portadora da dificuldade. É desenvolvido por profissionais da área da saúde e da educação, que tenham formação compatível para tal.

O trabalho é utilizado como complementar a outros tipos de atendimentos, seja a psicoterapia, o tratamento medicamentoso, ou outro tipo. O objetivo é resgatar aspectos saudáveis da vida da pessoa que está com dificuldades por problemas como: transtornos mentais; dependências químicas, deficiências mentais e síndromes que envolvam os aspectos físicos, mentais e sociais.

O Acompanhamento Terapêutico tem como precursores o movimento antipsiquiátrico e a psicoterapia institucional que ocorreram a partir da década de 50 na Europa e nos Estados Unidos.

Após alguns anos, o termo acompanhante terapêutico foi adotado, pois considerou-se que ele expressava de maneira mais adequada o trabalho que era realizado: mais do que uma amizade, o AT se caracteriza por seu alcance terapêutico através de um acompanhamento cuidadoso do paciente na sua vida cotidiana.

À medida em que o AT foi ganhando espaço como dispositivo de tratamento, houve um movimento crescente de formação e de produção teórica sobre esta prática, de modo que, hoje, o acompanhamento desempenha um importante papel nos projetos terapêuticos de saúde mental.

A nossa equipe é toda formada por Psicólogos, especialistas e treinados nessa técnica com experiencia no manejo de diversos quadros de crianças, adolescentes e adultos. Além disso, nosso diferencial é:

  • INTERNAÇÃO DOMICILIAR: Uma equipe (Enfermagem, Psicologo e Psiquiatra) de Ats que se revesam para cuidar do paciente em situações de surto e riscos.
  • AT PARA IDOSOS: Reabilitação neuropsicológica de aspectos cognitivos (memória) e atividades que envolvam lazer e socialização.
  • AT ESCOLAR: Uma equipe treinada em situações de manejo tanto de transtornos de desenvolvimento, como aspectos comportamentais que envolvam limites e dificuldades cognitivas diversas.

Contato: Acesso nosso Facebook e ganhe descontos curtindo nossa página

GrupoATWinicott  Diretora Adriann Zucchi fone: (51) 97021268

E-mail: adzcchi@gmail.com